Recebam as novidades directamente no vosso e-mail!

| Review | A Todos os Rapazes que Amei de Jenny Han

Propriedade: thereaderbee
Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei - cinco, ao todo. Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca a fosse ler. Porque na verdade, não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim. Quando as acabo de escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-as na minha caixa de chapéu verde-azulada. Não são cartas de amor no sentido estrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não tiver apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos, era para isso que deveriam servir. 
Divertido, amoroso e leve, A Todos os Rapazes que Amei de Jenny Han é um livro com uma premissa divertida e adorável de tal modo que admito que, na altura da sua compra, a sinopse foi o que cativou a minha atenção. A ideia de cartas de amor enviadas sem autorização por uma pessoa mistério só podia despontar um conjunto de momentos caricatos que, bem executados só poderiam resultar num livro maravilhoso.
Love is scary: it changes; it can go away. That's the part of the risk. I don't want to be scared anymore.
A protagonista, Lara Jean é tão encantadora quanto é divertida. A sua personalidade curiosa e optimista proporcionaram óptimos momentos de leitura e para mim, foi difícil manter-me à margem dos seus pensamentos. A escrita de Jenny Han colocou-me directamente na cabeça de Lara Jean e foi difícil obrigar-me a sair de lá. A Todos os Rapazes que Amei é, sem dúvida, um dos meus romances contemporâneos favoritos.
A Todos os Rapazes que Amei, ao contrário de outros romances na mesma faixa etária, possui vários níveis. É uma história de amor e sobre o amor mas também é sobretudo uma história sobre amizades - as novas e as perdidas - e, principalmente, sobre família. A relação amorosa que se estabelece não é a única que é explorada e a ligação familiar que há é uma das minhas coisas favoritas sobre o livro. No entanto, é claro que, se formos dissecar a história passo a passo, vemos as falhas, sobretudo nos estereótipos que são criados desde a raiz do livro: os atletas e as raparigas populares e bonitas. Não é algo original e, apesar de com o avançar das páginas essa linha de separação atenua-se, está lá, sempre presente na cabeça da Lara Jean.
It's not like in the movies. It's better, because it's real.
A Todos os Rapazes que Amei aqueceu-me o coração de várias formas e é o que se pode chamar de "um livro fofo". A escrita - muito pessoal - de Jenny Han era o que me motivava a pegar no livro apesar do seu quê de previsível. A autora conseguiu fazer-me torcer pela protagonista do início ao fim e colocou-me em sintonia directa com Lara Jean - algo que não acontece tão frequentemente como seria esperado. Jenny Han ganhou com A Todos os Rapazes que Amei uma fã. Esta é uma história sobre o que significa crescer. É uma história sobre o amor, diversidade, inocência, impulsividade, amizades e sobre todas as possibilidades que existem quando ainda somos capazes de acreditar num final feliz. 



E vocês? Quem é que já conhece a história de Lara Jean? Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Por acaso já tive com este livro na mão e acabei por não o trazer pois já li más reviews sobre ele... Não sei, provavelmente vou arriscar :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro ;) um pouco mais "infantil" mas ainda assim fofinho :) é o meu preferido da colecção!

      Beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!