| Review | O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares de Ransom Riggs

Propriedade: teacoffebooks
Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada e uma estranha colecção de fotografias peculiares. Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de 16 anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do Lar para Crianças Peculiares, criado pela senhora Peregrine. Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas…
O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é - ao contrário da sinopse ou do que a fantástica capa possa dar a entender - um livro essencialmente de fantasia. Os elementos de terror não são aterradores e, embora as fotografias despertem um lado mais negro da imaginação, as explicações do autor para elas são simples e exploradas ao ponto de se tornarem situações racionais e, portanto, nada assustadoras.
A premissa foi, desde o primeiro instante, o que me chamou mais a atenção e a forma como o livro está estruturado foi uma surpresa magnífica pois nunca tinha lido uma história onde fotografias reais, velhas e assustadoras desempenham um papel fulcral no desenvolvimento da acção, de tal modo que tenho quase a certeza que, sem elas, O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares perdia metade do interesse.
O autor fez um trabalho extraordinário ao organizar as fotografias de modo a contarem uma história e a forma como escolheu desenvolver as habilidades - ou ausência delas - do protagonista e explorar o lar das crianças peculiares motivou ainda mais a minha leitura já de si intensa, pois o aprisionamento no tempo, o vórtice e a perpetuação do dia 3 de Setembro de 1940 fascinou-me. 
Ransom Riggs construiu um nucleo eclético de personagens e todos, sem excepção, tinham traços de personalidade muito bem marcados e muito bem diferenciados dos demais e, cada uma das interações com o protagonista, resultaram no que pareceu uma aproximação muito natural e nada forçada. As próprias reminiscências a um passado escondido e as ligações constantes com a vida do seu avô também foram um dos meus momentos favoritos. Por outro lado, as reviravoltas e as descobertas eram algo esperado e, embora previsível não destruíram o encanto da história, visto que o maior foco de interesse situava-se no protagonista e no lar das crianças e na sua directora.  
O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é um livro bem conseguido, estruturado de forma interessante e com uma sensação de realismo que por vezes falta noutro livros do mesmo género. As descrições são simples mas transportam-nos directamente para a pequena ilha no País de Gales. A leitura é rápida e fácil pelas constantes imagens e mudanças de capítulos mas a envolvência na história e a conecção entre protagonista e leitor é forte.



E vocês? Quem é que já leu? Digam nos comentários em baixo!

4 comentários

  1. Vi o filme e gostei, mas fiquei na dúvida acerca do quão fiel seria em relação ao livro. Estou curiosa e acho que vou ler num futuro próximo com certeza! Gostei da descrição ^^,

    Miss DeBlogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho de rever o filme, mas ele não é NADA, NADA parecido ao livro. O livro é muito melhor! (prometo) ;)

      Muito Obrigada pelo comentário!

      Beijinhos,

      Excluir
  2. Li este há tipo ano e meio! Comprei a trilogia inteira ao preço da chuva. Ainda não li o segundo e o terceiro porque confesso que não adorei este livro... achei um bocadinho aborrecido e toda a questão do romance achei meio creepy e previsível :/ mas hei de acabar de ler! partia de uma premissa bastante interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho aqui o segundo e o terceiro para ler! Queria acabar a trilogia este ano!

      Beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!