Recebam as novidades directamente no vosso e-mail!

| Review | Agora e Para Sempre de Jenny Han

Propriedade: Instagram: TheReaderBee 
Lara Jean atravessa um dos momentos mais emocionantes da sua vida. O namoro com Peter está cada vez mais intenso, o baile de finalistas está à porta, o pai vai voltar a casar e a sua irmã mais velha, Margot, vem passar o verão a casa. Ainda assim, apesar de tanta coisa estar a acontecer ao mesmo tempo, chegou o momento de escolher uma universidade… e Lara só pensa em frequentar a melhor!Só que entre organizar o casamento do pai e os preparativos para o baile de finalistas, o tempo escasseia e Lara sente-se algo perdida. Deverá deixar a família e o seu grande amor para trás ou apostar tudo no seu futuro? Quando o coração e a razão nos indicam direções diferentes, qual dos dois devemos seguir?

Agora e Para Sempre de Jenny Han é o terceiro e o último volume da trilogia A Todos os Rapazes que Amei. Com ele, a história de Lara Jean Song termina. Ao contrário do que aconteceu com P.S: Ainda Te Amo que seguia a vida da protagonista imediatamente após os acontecimentos do primeiro livro, Agora e Para Sempre decorre quase um ano depois do final do segundo volume e é, sem dúvida, o que menos gostei. Ao contrário de A Todos os Rapazes que Amei, não senti que o segundo volume precisasse de uma sequela e isso veio a confirmar-se já que Agora e Para Sempre acaba por ser um livro onde a acção é quase nula.
Never say no when you really want to say yes.
Mais uma vez - pela última - a escrita da Jenny Han fez com que fosse extremamente fácil de entrar na cabeça da protagonista mas, pela primeira vez, isso não foi algo que me agradasse, de todo. Na verdade, em Agora e Para Sempre os pensamentos e a forma de agir de Lara Jean irritaram-me e cansaram-me. A sua infantilidade em conjunto com a sua personalidade influenciável levaram a que a história se tornasse mais arrastada e aborrecida, criando pontos de tensão onde eles não eram necessários e foi difícil levar a protagonista a sério. 
Grande parte do livro era desnecessário mas, um dos maiores pontos positivos é a dinâmica familiar que existe e, pela primeira vez, podemos assistir a momentos de tensão/discussão entre todos os elementos da família, o que foi algo diferente e refrescante. O maior desenvolvimento foi, sem dúvida, com a personagem da Kitty e vemo-la a transformar-se na sua própria pessoa. Estas situações foram momentos bem escritos e muito bem estruturados.
One day all of this will be proof, proof that we were here, proof that we loved each other. It’s the guarantee that no matter what happens to us in the future, this time was ours. 
A maior diferença neste livro, em relação aos anteriores, foi o elemento "universidade" e "transição para a vida adulta". Gostei da forma como a autora colocou a protagonista a lidar com a escolha do seu futuro, com a rejeição e na descoberta do balanço entre a vida familiar, romântica e a de estudante. No entanto, o exagero dado ao tema acabou por extenuar a minha leitura e, para além disso, penso que no "clima actual" e considerando a faculdade que a autora escolheu para a protagonista, acabou por deixar de fora elementos importantes como o assédio sexual - à semelhança do que aconteceu com a situação do cyberbullying.  
Não há muita coisa a dizer sobre este livro, visto que a acção é pouca e a que existe é muito previsível. Não é uma forma perfeita de terminar a história de Lara Jean mas, ao mesmo tempo, a autora cria na perfeição um elemento de nostalgia que leva o leitor a sentir, facilmente, o elemento de perda e de medo face à mudança. São momentos fáceis de relacionar e, embora não - a meu ver, - fosse um livro necessário, ainda gostei de o ler e esta é uma série que recomendo mas, à semelhança  de outros, não achei que fosse um final bem conseguido.


E vocês? Quem é que achou o mesmo? Digam nos comentários em baixo!

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!