Blogs Portugal

Siga por Email

SinopseA Dama Pé-de-Cabra, conto que dá título ao livro, conta a história de um nobre senhor que, ao encontrar na serra uma dama, por ela se perde de amores; mas a dama não é quem parece ser e muito terá o nobre de sofrer em consequência das suas escolhas. Um conto misterioso, intrigante, marcante pelo tom com que é apresentado (quase como uma história contada em voz alta) e onde os elementos sobrenaturais são soberanos.

OpiniãoNao sou muito dada a lendas, no entanto, aquelas que me captaram a atenção não são, de modo nenhum, nacionais. Se me perguntarem, penso que sou capaz de conhecer uma dúzia a mais de lendas internacionais do que propriamente portuguesas pelo que quando surgiu a oportunidade de ser apresentada ao conhecimento popular criado por Alexandre Herculano, não hesitei. Tinha várias ao meu dispor, apesar do tempo ser escasso para lê-las a todas, pelo que fui por aquela cujo nome me chamou a atenção: A Dama Pé-de-Cabra.
Não posso dizer que tenha gostado, pelo contrário. Como a outra dizia, acredito que cada lenda tem o seu quê de verdade, um ponto ou outro que seja verdadeiro, mas é difícil de apreciar algo onde as mulheres são sempre representadas como uma figura do mal. Há sempre uma bela dama que leva os homens ao desastre. Se há algo que me faz revirar os olhos, é a noção de que as mulheres são fruto do Belzebu.
Para além disso, houve uma constante mudança do narrador, para o filho, para o padre, para outras histórias contadas por meia dezena de vozes diferentes. Um passa a palavra que não me encantou por aí além, pelo contrário. Só me deixou mais confusa. E embora algum tópicos fossem conhecidos pelas intermináveis aulas de história, a verdade é que a lenda não deixou nenhum tipo de recordação para o futuro. Não houve um: e por isso, todos os dias, há quem oiça uma bela dama a cantar na floresta, junto a um belo cavalo. Não houve nada que deixasse uma memória positiva para além do facto de agora saber o que é uma clepsidra e do meu vocabulário ter aumentado um pouco mais.
Outros títulos da colecção
*A Destruição de Áuria
*O Alcaide de Santarém
*A Dama Pé-de-Cabra: Romance de um Trovador
*O Bispo Negro
*A Morte do Lidador
*O Emprazado
*O Mestre Assassinado: Crónica dos Templários
*Arras por Foro de Espanha
*O Castelo de Faria 
*A Abobada
*Mestre Gil
*Três Meses em Calicut 
*O Cronista


Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO