Blogs Portugal

Siga por Email

Sinopse: Os Contos de Beedle, o Bardo oferecem-nos cinco histórias de feitiçaria, cada um com a sua magia muito própria, que prometem deliciar, divertir e até arrepiar os leitores. 
Cada conto é acompanhado de notas da autoria do Professor Albus Dumbledore, que agradarão tanto a Muggles como a feiticeiros. O Professor reflecte sobre as questões morais levantadas nos contos, ao mesmo tempo que revela pequenos detalhes sobre a vida em Hogwarts. 
Este é um livro mágico, único e intemporal, escrito e ilustrados por J.K.Rowling, autora da famosa série Harry Potter. 

O Feiticeiro e o Caldeirão Saltitante
A Fonte do Justo Merecimento
O Feiticeiro do Coração Medonho
A Coelha Babita e a Árvore Tagarela
O Conto dos Três Irmãos 

OpiniãoPrimeiro que tudo, a introdução escrita e assinada por J.K.Rowling, é belíssima, não apenas nos dá uma noção daquilo que vamos ler, como explica, para aqueles que conseguem ler nas entrelinhas, a importância do último conto e o porquê de Dumbledore não fazer nenhum comentário mais explícito: «É uma coisa linda e terrível e, portanto, deve ser tratada com a maior cautela» (em relação "à verdade") e, um dos pontos que a minha autora favorita realça, é o facto de que as heroínas dos contos controlam o seu próprio destino em vez de «fazerem uma longa sesta ou esperarem que alguém lhes devolva um sapato perdido». No dia em que tiver filhos, certamente que Os Contos de Beedle, o Bardo serão uma das primeiras histórias que irão ouvir.
Os Contos de Beedle, o Bardo, à semelhança de Quidditch, Através dos Tempos ou de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, expandem o mundo de Harry Potter, para lá do imaginável. Por exemplo, agora sei que houve um jornal chamado Bruxos em Guerra, dirigido por Brutus Malfoy que, já na altura se revelava muito anti-muggle e, com o conto A Fonte do Justo Merecimento, descobrimos o momento exacto em que Lucius Malfoy começou a fazer campanha contra Albus Dumbledore e que, outrora houve um professor de herbologia, entusiasta de artes dramáticas.
O conto mais intrigante foi, sem dúvida, O Feiticeiro do Coração Medonho porque retrata de forma bruta o amor, algo comum nos livros de J.K.Rowling, e a vulnerabilidade e, ao contrário dos dois contos anteriores, tem uma conclusão macabra, para não dizer mais. No entanto, a partir das notas do professor Dumbledore percebemos a intenção de Beedle. Numa nota mais adicional, descobrimos que houve um mestre de poções, chamado Hector Dagworth-Granger - talvez um familiar muito distante de Hermione?
Um elemento comum a todos os contos, excepto ao último O Conto dos Três Irmãos, é o desejo do domínio dos feiticeiros sobre os feiticeiros de origem muggle, ou sobre os próprios muggles, algo que é familiar para os fãs de J.K.Rowling, uma vez que o preconceito é um elemento comum, nos seus livros, à semelhança do amor.
Por último, o Conto dos Três Irmãos, nosso conhecido não é diferente daquele que aparece em Harry Potter e os Talismãs da Morte, no entanto, há efectivamente novidades nas notas de Albus Dumbledore porque, pela primeira vez, temos conhecimento em primeira mão, da opinião de J.K.Rowling quanto ao conto em si e, mais importante, é-nos dada novas informações. Por exemplo, há um trajecto na linha de sucessão da varinha de sabugueiro até ao seu último proprietário e, por fim, há uma nota do próprio Dumbledore, uma pista em relação à sabedoria do terceiro irmão, possuidor do manto da morte, e ele próprio afirma que nunca escolheria o manto face à pedra ou à varinha.
Não é um livro longo, pelo contrário: é pequenino e curto, como um bom livro de contos infantis deve ser. E, como já disse, é um complemento adorável à colecção de qualquer fã. Os contos são divertidos, originais, diferentes dos nossos contos infantis cujas personagens têm a estranha tendência de serem "necessitadas". É uma leitura divertida.
Outros títulos da colecção
*Harry Potter e a Pedra Filosofal - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Câmara dos Segredos - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - adaptação cinematográfica: aqui.
*Harry Potter e o Cálice de Fogo - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e a Ordem da Fénix - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e o Príncipe Misterioso - adaptação cinematográfica: aqui
*Harry Potter e os Talismãs da Morte - adaptação cinematográfica aqui e aqui
*Harry Potter and the Cursed Child

*Os Contos de Beedle, O Bardo
*Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los - adaptação cinematográfica aqui.
*Quidditch Através dos Tempos

Outros livros da autora
*Morte Súbita
*Very Good Lives


Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO