Blogs Portugal

Siga por Email

Sinopse: Zoey Redbird tem 16 anos e vivo num mundo igual ao nosso, com uma única diferença: os vampyros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampyros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampyros ou, se o corpo rejeitar, morrer. 
Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. Ela nunca se encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros, pois a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem. 
Na Casa da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampyros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente. 

Opinião: Marcada é um dos muitos livros de vampiros que viram a sua publicação depois do sucesso literário de Crepúsculo de Stephanie Meyer. Uma época em que os vampiros eram a nova moda. Mas Marcada, merece o seu lugar pela originalidade. P.C.Cast e Kristin Cast criaram um mundo onde os vampyros são tolerados pelos humanos e onde os adolescentes que são marcados com uma meia-lua na testa pelos Caças, são enviados para a Casa da Noite de forma a concluírem a sua mudança de iniciados para vampyros a full-time. A Casa da Noite é uma escola de vampyros, onde se aprende os costumes, história, blá, blá. (um pouco como Vampire Academy de Richelle Mead mas sem a diversidade de espécies)
Marcada é um livro dúbio. Fiquei encantada com o universo criado, no entanto, a linguagem ou a tradução (?) não transparece o que é ser adolescente, ou a forma como os adolescentes comunicam entre si, para além de que há esteriótipos a M-A-I-S. Não consegui sentir empatia por nenhum dos personagens secundários e, embora nitidamente a antagonista, Afrodite é a que tem, na minha opinião, uma maior profundidade, uma melhor caracterização, basicamente, com maior conteúdo, para além da protagonista. Stevie Rae, Damien, Erin e Shaunee, os melhores amigos de Zoey, nada acrescentam e aqui realço as duas últimas ou as Gémeas. A sua existência parece não ter propósito a não ser claro, para os rituais. Heath é nada. Zero de conteúdo. O mesmo para Kayla.
Zoey, a protagonista, merece destaque. O início é marcado imediatamente por uma empatia. Fui capaz de "entrar-lhe na cabeça", levar-me pelos seus pensamentos e emoções, até um momento Ao momento em que Zoey, depois de trocar UM olhar com Eric (o rapaz mais giro da escola "clichê") pensa: «O sorriso manhoso e mauzinho dela indicava não haver dúvida absolutamente nenhuma de que percebera o meu interesse em Erik (e o interesse dele em mim)». Portanto, numa série com mais de 6 volumes, o romance com Erik foi, por palavras simples, imposto por pensamentos deste género. Mas não é só.
Regra geral, os melhores heróis são aqueles que lideram mas que nunca quiseram o poder. Em Marcada estamos a falar de uma rapariga adolescente que evoca constantemente que nunca quis ser líder de nada. MAS: «As coisas poderiam ser diferentes se uma iniciada mais poderosa assumisse o lugar de Afrodite enquanto líder das Filhas das Trevas» OU «Sei, que não tenho alternativa agora. Tenho mesmo de a derrubar». Isto para não falar do facto de que cada uma das ações ou decisões mais importantes de Zoey baseiam-se num instinto que se traduz na Deusa Nyx. Zoey é a marioneta da Deusa. Ponto.
Fico frustrada (MUITO) quando vejo um livro com imenso potencial, mas com um núcleo de personagens fraco. A Casa da Noite é interessante, os professores/aulas são interessantes, o ambiente escolar, com a possibilidade da morte em cada esquina (ao rejeitar a mudança) é interessante, os gatos ou a relação dos iniciados /vampyros com os felínos é interessante a não romantização do sexo é interessante, há uma panóplia de interessantes ao longo das 302 páginas. Mas há, do mesmo modo, uma continuidade enorme de sem-sentido.
Outros livros da colecção Casa da Noite: 
*Marcada
*Traída
*Escolhida
*Indomável
*Perseguida
*Seduzida
*Queimada
*Despertada
*Destinada
*Escondida
*Revelada
*Redimida

*O Manual do Iniciado
*Juramento de Dragão
*Lenobia's Vow
*Neferet's Curse
*Kalona's Fall


Deixe um comentário

Tens uma opinião? 3,2,1 GO